Google+ Followers

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
"Artes" da Vânia
Amo artesanato!
Ensino e aprendo, pois no artesanato sempre tem novidades... Faço alguma coisa aqui, outra ali, e quero dividir meu trabalho e meu conhecimento com todos que quiserem.
Docinhos modelados, biscuit, prata boliviana, vela, latonagem, arte francesa, craquelê, arte com pedras, decoupagens de diversos tipos, pintura em telhas, decoupage em telhas, caixas para presentes, fuxico, topiaria, pátina, pintura mesclada, meia de seda, painel de e.v.a, lembrancinhas de e.v.a(emborrachado), alfabetário e vogais, trabalhos diversos para escolas (tudo em e.v.a) reciclados, caixa com textura...
Um grande bjo no coração.
Visualizar meu perfil completo

Minha lista de blogs

3/13/2011

Dicas...vamos aprender um pouquinho...

Dicas

Dicas para cozinha
queijo raladoQueijo ralado
È difícil ralar queijo quando está mole e gruda no ralador. Podemos congelar o queijo antes de ralar para facilitar a tarefa. (M. Geiser, Zürich)
Tábuas de madeira
Alegando que oferecem menos riscos de contaminação, a propaganda promove tábuas de plástico para cortar os alimentos na cozinha como sendo melhores do que as tábuas de madeira. Entretanto, pesquisas mostraram que este conceito está completamente errado e que as tábuas de madeira são mais seguras. Para a maioria das coisas na vida, o natural é melhor.
Dicas para limpeza
nem todo papel é reciclávelNem todo papel é reciclável
No container colocamos:
      • jornais e revistas;
      • prospectos;
      • papéis de carta, impressora e copiadora
      • Envelopes (exceto envelopes com janela de plástico);
      • listas telefônicas, guias postais etc.

Não devemos colocar no container:
  • papéis de uso caseiro, como guardanapos, lenços,
papel higiênico etc.;
  • toalhas de mesa de papel;
  • papel celofane usado no buquê de flores;
  • papel de embrulho com camada de outro material;
  • sacolas de papel plastificadas.
(Swiss Team für Altpapier-Recycling)
batatas cruasSem química
Não precisamos limpar o tapete sujo com produtos químicos. Em vez disso, podemos distribuir batatas cruas raladas sobre o tapete, deixar secar e depois aspirar.
(S.Steinberg, Bockenem)
sabonete no espelhoSabonete para o espelho
Durante o banho muitas vezes o espelho do banheiro fica embaçado. Isso é possível evitar: esfregamos sabonete no espelho e polimos com papel higiênico. Desta forma o espelho não fica embaçado. 
(mdb, Ktipp, 2003)
esmalte de unhasProtegendo a cor
Botões coloridos de madeira nas peças de roupa não perdem sua cor durante a lavagem quando cobrimos com esmalte de unhas incolor. 
(A. Kolb, Nidderau)
secador de cabeloAquecer para soltar
As etiquetas coladas sobre caixas de papelão aquecemos rapidamente com um secador de cabelo. Assim, elas se soltam sem problemas e a caixa não fica danificada.
(B. Klaus, Zollikofen)
talheresLimpando prata
Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água em temperatura ambiente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução. A prata vai brilhar de novo.

(Megan Tady, Yes!, Outono, 2003)
pastas de dentePasta de dente 
para limpar a prata 

Talheres e jóias de prata estão sempre escurecendo. Podemos clareá-los facilmente com uma pasta de dente. Esfregamos a prata com a pasta até brilhar. Depois lavamos em água quente e enxugamos.
 (S.Fleury, Mattstetten)
mãoRemovendo as manchas
Ao pintar, sempre espirra um pouco de tinta sobre as mãos. Às vezes fica difícil remover essas manchas. Por isso, sempre passe um pouco de vaselina nas mãos antes de pintar. Depois você consegue limpar as mãos muito mais depressa.
 (mdb / Ktipp)
vela e salSal no castiçal
Quem deixa a vela queimar até o fim, conhece o problema: fica acumulado dentro do suporte o resíduo da vela que é difícil de ser retirado. Podemos colocar um pouco de sal dentro do castiçal para evitar que a cera fique grudada — e o castiçal não é arranhado.
 (F. Hilfiker, Lenzburg)
limão sobre a manchaSuco de limão em vez de leite
Para eliminar manchas de frutas nos tecidos é melhor usar suco de limão no lugar de leite quente. Pingamos algumas gotas de limão sobre a mancha recente e deixamos o suco penetrar. Depois lavamos a roupa normalmente. No tecido branco as manchas nem sempre desaparecem por completo. 
(K-Tipp)

Também podemos esticar o tecido com um elástico sobre uma xícara e depois despejamos água fervente sobre o tecido. A mancha desaparece imediatamente, mas é preciso verificar antes se a água quente não prejudica o tecido. 
(H. Hirsch, Winterthur)
manteigaManteiga nos pés
Manchas de piche que grudaram nos pés durante o banho de mar ou na praia podem ser removidas facilmente da seguinte forma: esfregamos manteiga ou azeite sobre as manchas, esperamos alguns minutos e lavamos os pés. Se ainda ficaram resíduos, repetimos a aplicação.
Dicas para saúde
menino com óculosQuando resfriado, use óculos
Muitas pessoas que usam lente de contato contraem uma conjuntivite quando estão resfriadas. Durante o resfriado, os germes conseguem entrar nos olhos através dos dutos lacrimais e aderem nas lentes de contato. Para não prejudicar os olhos, seria melhor que usassem óculos durante esse período. 
(PulsTipp, março 2004)
meninaControle de piolhos
Uma receita considerada excelente por várias mães é deixar um maço de arruda em infusão em um litro de álcool até que a arruda fique esbranquiçada. Passamos nos cabelos, abafamos com touca por meia hora e lavamos em seguida, passando um pente fino. 
(Escola Aitiara, Botucatú)
Bbrincorincos
Na orelha encontramos todos os pontos de acupuntura do organismo. Como os brincos são de metal ou têm pino de metal, atuam sobre os pontos de acupuntura. Ao perfurar a orelha, muitas vezes, ferimos o ponto que corresponde ao olho, afetando a visão, exigindo, assim, o uso de óculos.
 (Erik John)
orelhaZinco reduz o zumbido nos ouvidos
Pessoas com zumbido sentem melhora significativa quando tomam diariamente 50 mg de zinco como suplemento. Um estudo indicou que, no final de dois meses, 46% daqueles que tomavam zinco tinham melhorado, o que não ocorreu com aqueles que tomavam um placebo.
(Otol Neurotol, 2003)
limõesDesodorantes caseiros
Os desodorantes oferecidos no mercado contêm diversos produtos químicos prejudiciais à saúde (por exemplo, alumínio). É melhor utilizarmos um desodorante caseiro, como limão. Também podemos misturar álcool e água em partes iguais e juntar um pouco de bicarbonato de sódio. Outra opção é o Leite de Magnésia (hidróxido de magnésio), muito eficaz como desodorante.
Pequenos reparos
saca-rolhasO saca-rolhas e as buchas
É difícil tirar buchas antigas da parede com a mão ou com um alicate. Por isso, você pode girar a ponta de um saca-rolhas dentro da bucha. Agora você puxa e retira a bucha sem dificuldade.
carvãoUmidade no armário
Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão atrai a umidade. 
(F. Greinert, Wuppertal)
palito de fósforo e parafusosPalito de fósforo 
Quando o buraco do parafuso na madeira está gasto, colocamos um palito de fósforo embebido em cola. Deixamos a cola secar e depois, apertamos o parafuso, que volta a ficar firme.
 (D.Cavelti, Landquart)
zíper e saboneteSabão no zíper
Às vezes, é muito difícil abrir e fechar um zíper. Podemos esfregar sabão, uma ponta de lápis ou uma vela sobre os dentes do zíper. O sabão, o grafite e a parafina são excelentes lubrificantes.
arara com cabidesElásticos no cabide
Vestidos de alças facilmente escorregam do cabide. Podemos evitar isso. Enrolamos um elástico — como aqueles usados no escritório — em cada extremidade do cabide ou então colamos nas extremidades do cabide um pedacinho de espuma.
fio dentalFio dental para botões
Constantemente perdemos botões porque o fio partiu. Para roupa branca existe uma solução: não costuramos o botão com linha comum, mas com fio dental fino.
escadaAreia na tinta 
Escadas cimentadas e pintadas podem ser muito escorregadias.
Misture, antes da pintura, a tinta com um pouquinho de areia.
Assim, a superfície se torna mais áspera e ninguém vai escorregar.
 (M.Geiser, Zürich)
Para o dia-a-dia
laranjasLaranjas perfumadas 
Espetamos cravos cobrindo toda a casca da laranja. Dependurando essa laranja, podemos sentir o perfume gostoso que exala.
 (Kathrin Rüegg)
jarra de vinagreAs numerosas utilidades 
do vinagre orgânico

Usamos o vinagre como tempero em saladas e alimentos crus, bem como para conservar verduras. O vinagre ajuda a digestão e torna os alimentos mais saudáveis. Todos os tipos de vinagre matam germes e bactérias. Por esse motivo, devemos temperar a salada com vinagre e azeite em vez de maionese.
Entretanto, o vinagre é muito mais do que um ingrediente na cozinha. Ele tem poder curativo e serve até de cosmético.
  • O vinagre ativa a circulação do sangue, alisa a pele e mantém a sua proteção ácida.

  • Em caso de picadas de insetos, passamos um pouco de vinagre (não diluído) no local. Isso desinfeta, tira a dor e o inchaço.

  • Enxaguando o cabelo com vinagre de frutas, devolvemos o brilho ao cabelo.(Ilse Auerswald — Natur und Heilen, julho de 2004)
formiga na folhaDuas fórmulas para que as formigas passem longe de sua casa
A. Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sódio.
 (Fonte: Nora Alemán)
B. Utilizamos com êxito o seguinte truque para espantar as formigas:
  • seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo da sua entrada;
  • delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão).
    Não precisamos de uma quantidade muito grande;
  • em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material;
  • também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro.(Bienvenido Prados. La Garrotxa, Girona)
canelaCanela contra mosquitos 
Para afugentar os mosquitos no lar, aconselhamos espalhar, ao redor da casa — salas, dormitórios, cozinha etc. —, saquinhos pequenos cheios de canela. Não falha! 
(Carmen Soto. El Puerto de Sta. Maria)
limão com cravosLimão com cravo-da-índia
Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos.
Este método caseiro é tão eficaz como a espiral, sem produzir a fumaça desagradável.
É muito mais eficaz do que os protetores elétricos e as velas.
Existem diversos produtos domésticos (aerosol, spray, espiral para mosquitos e pastilhas para aparelhos elétricos) que põem em risco a saúde. Verifique a inscrição na embalagem que diz:
"Não deve ser inalado, ingerido ou absorvido pela pele".
Se o produto fica no ambiente a noite toda, como evitar 
LER TODO O ARTIGO...

3/02/2011

Cristo redentor ficou mais lindooooooo!!!

Com nuvens, Cristo Redentor ganha nova iluminação no aniversário do Rio

Cerca de 300 refletores de LED de última geração dão mais brilho à estátua.
O sistema permite ainda melhor flexibilidade no gerenciamento da luz.

Lívia Torres Do G1 RJ
No aniversário de 446 anos da Cidade Maravilhosa comemorado nesta terça-feira (01), o Cristo Redentor, cartão postal do carioca, ganhou uma nova iluminação no ano em que faz 80 anos. Apesar do mau tempo, as novas luzes do monumento que foram acionadas por um celular puderam ser vistas entre as nuvens.
Cristo Redentor ganha nova iluminação  (Foto: Luiza Reis/Divulgação)Cristo Redentor ganhou nova iluminação no aniversário do Rio de Janeiro  (Foto: Luiza Reis/Governo do RJ)
LER TODO O ARTIGO...

Olha que coisa mais linda...meu Rio de Janeiro que já foi 40°, agora 50° e tal rsrsrs...



LER TODO O ARTIGO...

Amo ser carioca, amo morar no meu RIO LINDOOOOOO!!!

1º DE MARÇO

O Rio de Janeiro é uma cidade para se experimentar
Já foi aclamada por grandes poetas e músicos, está mais que presente no cinema e nas artes plásticas, faz parte do cartão-postal do Brasil e, mesmo assim, só quem respira um pouco do clima carioca sabe o que estas artes tentam exprimir.
Não adianta: do mesmo jeito que “ser carioca” é um estado de espírito que não se perde mesmo longe do sol e do mar, qualquer um que põe os pés na Cidade Maravilhosa ganha um pouco desse ar descontraído, esperto e bem-humorado.
É, apesar de tudo, uma cidade de contrastes. Nem todos têm as mesmas chances; existe a violência das grandes cidades. Mas o jeitinho do carioca sempre encontra uma maneira ou outra para driblar as diferenças. É por isto que três dos principais símbolos da cidade são também espaços onde convivem todas as classes: o Maracanã, com o futebol, onde o que vale é torcer pelo time do coração; o Carnaval, em que a paixão pelo samba supera qualquer diferença; e as praias, porque, afinal, o mar é de todos.
Maracanã
Maracanã
Copacabana
Copacabana
Baianas
Baianas

HISTÓRIA

Para começo de história, a cidade do Rio de Janeiro não recebe este nome por causa de um rio! Na verdade foi um estuário, observado por Gonçalo Coelho logo após o descobrimento do Brasil, que inspirou o nome. Gonçalo Coelho era o encarregado do reconhecimento da terra e pensou que o estuário era a foz de um grande rio. Como era dia 1 de janeiro de 1502, o nome ficou sendo “Rio de Janeiro”.
A fundação da cidade, mais de meio século depois, se deu por questões militares. É que, em 1555, as invasões francesas ocuparam a Ilha de Villegaignon para lá fundar uma colônia. Isto obrigou os portugueses a prestarem mais atenção na costa brasileira, principalmente na região da Guanabara. Então, em 1560, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, saiu da Bahia com o objetivo de expulsar os franceses da ilha. E conseguiu.
O sucesso foi comunicado à Rainha Regente, D. Catarina, em Portugal, por Estácio de Sá, primo de terceiro grau de Mem de Sá. Por causa das peculiares relações de parentesco da época, alguns historiadores atribuem a Mem de Sá a posição de “tio” de Estácio de Sá; uma questão de proximidade.
De qualquer forma, foi Estácio de Sá quem veio para o Rio em 1564, com instruções do primo para expulsar os inimigos, manter paz com os índios tamoios e ouvir os conselhos do Padre Nóbrega. Como não foi possível se entender com os tamoios, Estácio pediu a intervenção do padre.
Conseguido o apoio dos índios, Estácio de Sá organizou a expedição e partiu em 22 de janeiro de 1565. Em 1o de março desembarcaram e foi fundada a cidade, a que se chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

TANTA ARTE E CULTURA, E VOCÊ AI?

A cultura na cidade do Rio de Janeiro oferece muito mais opções do que se divulga por aí. Na verdade, as pessoas ficam tão impressionadas com as belezas naturais (que também são o carro-chefe dos pacotes turísticos) que às vezes nem se informam do número de museus, centros culturais, galerias de arte...
Ao todo, são 92 espaços na categoria de centro cultural e afins, sem contar as cerca de 80 bibliotecas (22 das quais são públicas) e os teatros e casas de espetáculos, por volta de 102. Destaque para o Theatro Municipal, que soma uma linda construção e grandes atrações. A cidade ainda é a sede da Academia Brasileira de Letras e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

TEATRO MUNICIPAL

Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Para assistir a um bom filme, pode-se escolher entre os 118 cinemas. Quem prefere ir a um museu, tem 77 opções.
Saiba mais sobre alguns deles:
Museu de Arte Moderna
Possui importante acervo de artistas nacionais e estrangeiros e se destaca pela construção moderna, com a assinatura de Oscar Niemeyer.
Museu Nacional de Belas Artes
Obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Do arquivo nacional, as peças datam desde o século XVII. Só a construção do prédio já vale a visita.
Museu Histórico da Cidade
17 mil peças desde 1565, com farto material documental e iconográfico.
Museu Histórico Nacional
Com acervo partindo de 1603, tem um material interessantíssimo relativo à época do império.
Museu Nacional
Passeio imperdível, principalmente para os amantes da história natural. Tem fósseis, restos de meteoros, cultura greco-romana, múmias egípcias, galerias de animais empalhados, esqueletos de animais pré-históricos, objetos indígenas e muito mais.
Museu da República
Para conhecer a antiga sede da Presidência da República, entre 1897 a 1960
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
LER TODO O ARTIGO...

3/01/2011

Aniversario da Cidade Maravilhosa!!! 1º de março


1º de Março: aniversário da cidade do Rio

.
Cheia de encantos mil e muitos problemas a resolver, a cidade do Rio de Janeiro completa hoje 444 anos de fundação. E para homenagear a todos deixo aqui algumas belas imagens e este texto de Mônica Marzano postado no site da Secretaria Estadual de Educação/RJ.

"O carnaval já passou, mas os cariocas ainda têm muito a comemorar. No próximo domingo, dia 1º de março, a Cidade Maravilhosa completa 444 anos, esbanjando simpatia e charme.


A programação será intensa em diversos bairros. Num palco montado na Cidade de Deus, na Zona Oeste, por exemplo, a festa vai ficar por conta de músicos renomados, como Caetano Veloso, Dudu Nobre, Martinália, Mv Bill e a atração internacional, o cantor angolano Yuri da Cunha.

Mas muitos desatentos podem perguntar: o aniversário do Rio não foi no dia 20 de janeiro? A resposta é não. Nessa data, os católicos celebram o dia do padroeiro: São Sebastião. O primeiro templo da cidade foi erguido em sua homenagem e parecia com uma fortaleza, com duas torres sineiras usadas na vigilância da costa.

O Rio de Janeiro nem sempre foi a capital fluminense. Em 1763, quase dois séculos depois de sua fundação, tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, com a inauguração de Brasília.

As belezas naturais e a receptividade por parte dos moradores fazem do Rio uma das cidades mais visitadas. Seu principal cartão postal, o Cristo Redentor, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Além disso, turistas podem contemplar o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, a Floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a Ilha de Paquetá, e participar de eventos gratuitos conhecidos internacionalmente, como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. Se isso não bastasse, a cidade também reúne as praias mais belas da América do Sul.

No cenário nacional, o Rio ocupa o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto), ficando atrás apenas de São Paulo. Também é onde estão localizadas as duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale. Dados de 2005 apontam ainda a cidade como o segundo maior pólo de pesquisa e desenvolvimento, responsável por 17% da produção científica do país.

A história

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada no Morro Cara de Cão, na Urca, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Dois anos depois, por questões de segurança, a sede se mudou para o Morro do Castelo, onde os 120 portugueses, comandados por Mem de Sá, derrotaram os franceses, que ocupavam a área. De lá, a visão da Baía de Guanabara era privilegiada, o que facilitava a defesa.

Calcula-se que, nessa época, cerca de 600 pessoas habitavam o local, entre elas os fundadores que vieram com Estácio e Mem de Sá, jesuítas, índios catequizados, alguns franceses e poucas mulheres. Os pioneiros ocupavam os 184 mil metros quadrados da colina, com limites nas atuais ruas São José, Santa Luzia, México e Largo da Misericórdia.

Antigo mapa da cidade, de autor desconhecido
Vista dos Arcos, Santa Tereza e parte do morro do Castelo, 1876

Morro do Castelo e a Santa Casa de Misericórdia. Gravura de Victor Frond, em 1858

Cantada em verso e prosa
O Rio de Janeiro é cenário de muitos amores e sempre inspirou os boêmios. Compositores cantaram a cidade como ninguém. Quem não se lembra de “Copacabana”, de João de Barro? Ou mesmo “Garota de Ipanema” e “Samba do Avião”, de Tom Jobim? E “Rio que mora no mar”, de Roberto Menescal e Bôscoli? Ou “Valsa de Uma Cidade”, de Ismael Netto e Antônio Maria?
A famosa praia de Copacabana

Mas uma canção em especial, que ficou no coração dos cariocas, resume nos carnavais toda a magia do lugar: “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, gravada originalmente em 1934. Confira:

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n’alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz".
.
LER TODO O ARTIGO...
 
2009 Template Bucólico|Templates e Acessórios